Saiba mais sobre a doença que geralmente afeta atletas de esportes com raquetes
A tendinite no cotovelo é uma inflamação nos tendões do cotovelo. É comum que o paciente reclame de dor ao realizar movimentos e ao toque na região do cotovelo. Essa lesão é geralmente causada por tensões ou movimentos repetitivos e forçados do cotovelo, durante flexão ou extensão excessiva ao praticar esportes.
O uso excessivo dos músculos, tendões e ligamentos do cotovelo causa pequenas rupturas e inflamação local. Quando a área afetada é uma das extremidades laterais do cotovelo, a lesão é chamada epicondilite e quando a dor é localizada mais no meio do cotovelo, é chamada de tendinite do cotovelo.
Quer saber mais? Acompanhe no nosso artigo!
Sintomas
Os principais sintomas de tendinite no cotovelo envolvem:
- Dor na região do cotovelo;
- Dificuldades para realizar movimentos com o braço afetado;
- Hipersensibilidade ao toque;
- Sensação de formigamento e queimação.
O diagnóstico dessa tendinite pode ser feito pelo ortopedista ou pelo fisioterapeuta através de testes específicos realizados no consultório. Para o médico se certifique de que o tendão está lesionado, podem ser necessários exames complementares — como a radiografia ou ressonância magnética.
Tratamento
O controle da dor é o objetivo principal do tratamento inicial da tendinite no cotovelo. É feito por meio do repouso relativo, isto é, identificando e evitando os movimentos e esforços que estão causando o aparecimento da doença. Além do repouso, o tratamento geralmente envolve medicamentos (anti-inflamatórios e relaxantes musculares) e fisioterapia.
Para os casos em que houve falha do tratamento conservador, o procedimento cirúrgico é indicado. Tanto a técnica cirúrgica aberta (com corte maior) quanto a artroscópica (minimamente invasiva) apresentam bons resultados.
Cuide da sua saúde com responsabilidade e conte com o suporte de quem entende. Em casos de dor e desconforto, agende a sua consulta. 10