A diferença entre a tendinite e bursite sempre gera muitas dúvidas nos pacientes. Qual a diferença entre elas? Ocorrem sempre ao mesmo tempo? Saiba agora neste artigo !
Em primeira análise, é necessário saber o que são estas estruturas e quais as suas funções no ombro, consequentemente, como podem ocasionar uma bursite e tendinite.
A princípio, os tendões são partes bem resistentes compostas por tecido conjuntivo que ligam o músculo aos ossos para auxiliar no movimento. Dessa forma, o ombro possui diversos tendões que, por vários fatores, podem inflamar dando origem a uma tendinite.
As bursas são pequenas bolsas localizadas no ombro e em diversas outras articulações. Portando, elas são como se fossem “almofadas” entre os ossos e os tecidos. Por fim, elas também ajudam a reduzir o atrito entre os músculos deslizantes e o osso. Inclusive, as bursas protegem os tendões.
Definição dos casos
Sendo assim, uma bursite ocorre quando há uma inflamação das bursas que podem ser ocasionadas por grande esforço. Contudo, é mais frequente que ocorra em associação com a tendinite do manguito rotador. Por outro lado, uma tendinite é uma inflamação do tendão ligado a um grande excesso de esforço, trauma ou por as estruturas estarem gastas e atrofiadas.
A bursite e tendinite do ombro são muito dolorosas. Nesse sentido, elas podem limitar os movimentos e gerar fraqueza em toda a região.
Então, quando estas partes estão com inflamação, muitas atividades do dia a dia, se tornam um pesadelo, ou seja, pentear o cabelo ou se vestir, até mesmo tomar banho, podem se tornar difíceis.
Principais causas da Tendinite e Bursite
Tanto a tendinite como a bursite, tendem a ser manifestadas com o uso excessivo de tendões e músculos, sendo as mais recorrentes:
- Forçar muito a articulação, sendo bem frequente em quem pratica esportes de forma excessiva;
- Pessoas com obesidade;
- Trauma único e de forte intensidade no tendão ou na bursa como pancada, acidente ou quedas;
- Mau condicionamento físico, postura ruim e treinos sem acompanhamento de um personal;
- Idade;
- Em função de outras doenças, como a artrite reumatoide.
Tratamentos
O tratamento da bursite e da tendinite ocorrem ao mesmo tempo. Sendo assim, o objetivo principal é fazer com que não inflame mais e que o paciente consiga mover o membro sem sentir dor.
Logo, é necessário praticar novas atividades para prevenir doenças, como por exemplo:
- Correção na postura do corpo;
- Uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios;
- Fisioterapia;
- Repouso;
- Acupuntura;
- Aplicação de ácido hialurônico
- Infiltração com anti-inflamatório no local.
Conheça o Dr. Marcelo Boulos, especialista em cirurgia do ombro e cotovelo
Atuando nos melhores hospitais de São Paulo, o Dr. Marcelo Boulos é referência no tratamento de artroscopia para luxação do ombro, lesão do manguito rotador, artroplastia ( prótese convencional e reversa ) de ombro para artrose e outras doenças na área ortopédica com ênfase em ombro e cotovelo.
Procura um trabalho de confiança e ética, além de ter tratamentos de última geração em hospitais de excelência ?
Chame o Dr. Marcelo Boulos e agende a sua consulta !