Confira neste artigo em qual etapa da vida uma luxação pode ser mais fatal.

Para avaliar a luxação no ombro nestas duas etapas da vida, é preciso levar em conta dois princípios fundamentais: as chances de recidivas e as possíveis lesões associadas.

 

O ombro com luxação é pior no idoso ou no jovem?

A princípio, em pacientes jovens, o ombro deslocado tende a causar lesões de luxação anterior ou uma luxação que envolva uma lesão no labrum da glenóide. Ambas, quando não são devidamente cicatrizadas, geram uma instabilidade local, aumentando o risco de recidivas.

Além do mais, os ligamentos e as cartilagens tendem a ser mais flexíveis nos mais jovens. Sendo assim, as chances de recidiva se tornam ainda maiores

Já nos idosos, as lesões de luxação anterior e lesões no labrum da glenóide também podem ocorrer. Entretanto, o organismo tende a gerar um tecido cicatricial mais rápido, que faz com que a chance de luxação possa ocorrer novamente seja muito menor.

O principal motivo de preocupação da luxação de ombro em idosos é a chance de ocorrência de lesões em estruturas que envolvem o manguito rotador. Tal situação se desencadeia porque pacientes já com a idade mais avançada, possuem maior rigidez articular. Já os tendões, possuem menor nível de colágeno e elasticidade menor, além de ter um trofismo muito menor na maior parte das pessoas.

Logo, pôde-se concluir que os tendões do manguito rotador rompem com mais facilidade em um paciente idoso do que em um paciente jovem.

 

Como é o tratamento da luxação no ombro ?

Contudo, o tratamento pode depender de diversos fatores. Aliás, é necessário ter em mente a idade do paciente, o tipo de gravidade das lesões. No mais, vale depender de cada caso para que se pense e planeje em um tratamento mais conservador ou cirúrgico. Por isso, o auxílio de alguém que seja especialista em lesões no ombro é imprescindível.

Conheça o Dr. Marcelo Boulos, especialista em cirurgia do ombro e cotovelo

Atuando nos melhores hospitais de São Paulo, o Dr. Marcelo Boulos é referência no tratamento de artroscopia para luxação do ombro, lesão do manguito rotador, artroplastia ( prótese convencional e reversa ) de ombro para artrose e outras doenças na área ortopédica com ênfase em ombro e cotovelo.
Procura um trabalho de confiança e ética, além de ter tratamentos de última geração em hospitais de excelência ?
Chame o Dr. Marcelo Boulos e agende a sua consulta !

Compartilhar