Cotovelo de Tenista: saiba mais sobre a Epicondilite

Você já ouviu falar em “Cotovelo de Tenista”?

A Epicondilite é inflamação nos tendões que ficam na parte de fora do cotovelo e que conectam os músculos do antebraço. É comum que o paciente reclame de dor ao realizar movimentos e ao toque na região do cotovelo. Essa lesão é geralmente causada por tensões ou movimentos repetitivos e forçados do cotovelo, durante flexão ou extensão excessiva na pratica esportiva.

Como ela tipicamente ocorre nos tenistas, foi chamada popularmente de Cotovelo do Tenista. Quando realizamos tarefas que exijam extensão repetida do punho, como no tênis, geramos uma sobrecarga exagerada sobre esses tendões causando lesões de suas fibras. A doença ocorre quando a capacidade do nosso corpo de cicatrização destas fibras não é suficiente.

Confira no nosso artigo de hoje mais informações sobre a doença, sintomas e tratamento.

Os principais sintomas de tendinite no cotovelo envolvem:

• Dor na região do cotovelo;
  • Dificuldades para realizar movimentos com o braço afetado;
  • Hipersensibilidade ao toque;
  • Sensação de formigamento e queimação.

O diagnóstico dessa tendinite pode ser feito pelo ortopedista ou pelo fisioterapeuta através de testes específicos realizados no consultório. Para o médico se certifique de que o tendão está lesionado, podem ser necessários exames complementares — como a radiografia ou ressonância magnética.

Tratamento

O controle da dor é o objetivo principal do tratamento inicial da tendinite no cotovelo. É feito por meio do repouso relativo, isto é, identificando e evitando os movimentos e esforços que estão causando o aparecimento da doença. Além do repouso, o tratamento geralmente envolve medicamentos (anti-inflamatórios e relaxantes musculares) e fisioterapia.

Para os casos em que houve falha do tratamento conservador, o procedimento cirúrgico é indicado. Tanto a técnica cirúrgica aberta (com corte maior) quanto a artroscópica (minimamente invasiva) apresentam bons resultados.

O diagnóstico da epicondilite lateral é clínico, ou seja, a partir da consulta e do exame físico, já é possível chegar ao seu diagnóstico. Procure um ortopedista!