Cocomuns de cirurgia no ombronheça os três tipos mais

O ombro é uma das articulações mais importantes do corpo humano. Formada pela união do úmero, da escápula (ou da omoplata) e da clavícula e comumente considerada como uma única articulação, o ombro é na verdade composto de duas articulações separadas – as articulações gleno-umeral e acromioclavicular. Com os nossos ombros podemos realizar tarefas como dirigir, escrever e digitar no computador.

Quando existe algum problema que afeta o ombro, os ossos que compõem a articulação, assim como seus ligamentos, nervos e músculos, pode ser necessária a realização de uma cirurgia no ombro para facilitar a recuperação do paciente e devolver a ele sua qualidade de vida.

No artigo de hoje, você confere mais informações sobre os tipos mais comuns de cirurgia no ombro. Acompanhe!

Saiba quais são as dores mais comuns no ombro

Antes de saber mais sobre as cirurgias, vamos conferir os problemas mais comuns nos ombros? São dores que podem ser bem recorrentes para algumas pessoas:

• Artrote de ombro: A artrose afeta a articulação entre o úmero e a omoplata. Pode ser de dois tipos: artrose do ombro com o manguito rotador intacto, e a artrose do ombro com a ruptura do manguito rotador.
  • Bursite no ombro: é uma inflamação das bolsas sinoviais (ou bursas) que existem à volta da articulação e dos tendões do ombro.
  • Tendinite no ombro: surge quando um tendão do ombro fica inflamado, sendo a dor no ombro um dos principais sintomas.
  • Tensão muscular

Tipos de cirurgia de ombro

Os tipos de cirurgia de ombro são baseados nos problemas que afetaram ombro. Estas são as três mais comuns:

Artroscopia do manguito rotador

O manguito rotador corresponde ao conjunto dos tendões dos músculos que ligam o omoplata e a cabeça do úmero, permitindo a mobilidade do ombro. As lesões na região podem ocorrer por conta de um desgaste progressivo, pelo atrito repetitivo e/ou no caso de uma fragilização dos tendões com tendinites.

Esse tipo de lesão pode acometer jovens durante que se acidentam, esportistas e mais. O paciente se queixa de dores no ombro, podendo subir pela nuca ou descer pelo braço, e normalmente piorando à noite.

Depois de confirmado o diagnóstico, e em caso de não resolver com tratamento conservador, a cirurgia é indicada, cujo objetivo é promover flexibilidade e mobilidade ao ombro.

Artrose e prótese de ombro

A prótese de ombro, ou artroplastia, também faz parte dos tipos de cirurgias de ombro que promovem mais qualidade de vida ao paciente. É indicada quando há uma artrose no ombro, que é um desgaste da articulação, e pode inclusive provocar uma deformação do ombro.

Da mesma forma que a cirurgia do manguito rotador, o médico opta pela cirurgia quando o tratamento conservador não surtir efeito.

Há duas situações a serem consideradas pelos médicos: com o manguito intacto ou funcional, e quando há uma ruptura do manguito rotador associado. O médico avaliará cada caso para sugerir o tipo de prótese mais adequada, sempre visando um ombro móvel, forte e sem dor.

Cirurgia de instabilidade – Luxação

Em razão dos movimentos amplos, o ombro tem maior risco de instabilidade, o que pode causar seu deslocamento.

No caso da luxação do ombro, o deslocamento do membro é completo. Na maioria das vezes, são causados por acidentes de carro ou durante a prática esportiva.

Quando há recorrência das luxações (pelo menos 2 episódios), uma cirurgia é indicada e, em grande parte dos casos, é feita por artroscopia.