Artroscopia é um método considerado como pouco invasivo e muito eficaz para as pessoas. Saiba agora como ela funciona e como ocorre a recuperação depois de operar.
O que é uma Artroscopia ?
A princípio, a artroscopia do ombro é um procedimento médico para olhar e tratar problemas dentro do ombro. O médico usa uma câmera e ferramentas especiais para ver coisas como lesões nos tendões, ligamentos e cartilagem. Ele faz isso através de pequenos buracos na pele e é menos invasivo do que outros tipos de cirurgia. Nesse sentido, a artroscopia pode ser usada para tratar vários problemas, como lesões nos tendões do braço, dor no tendão atrás da perna, e inflamação.
Recuperação
O processo de recuperação é bastante rápido, contudo depende de forma direta de como o organismo do paciente se recupera e de como foi a lesão. Assim como, a artroscopia tem outra vantagem, a cicatrização. Por ser uma intervenção sem grandes cortes, as cicatrizes são menores.
Contudo, mesmo sendo uma cirurgia simples no âmbito ortopédico bem simples, tal procedimento merece alguns cuidados pós cirúrgicos para que a operação seja um sucesso:
- Usar a imobilização de braço recomendada pelo ortopedista, pelo tempo indicado;
- Não fazer esforço com o braço;
- Tomar todos os remédios que o médico receitar;
- Não dormir sobre o ombro que foi operado;
- Aplicar gelo ou bolsas de gel sobre o ombro durante a 1ª semana, tendo cuidado com as feridas cirúrgicas.
Do mesmo modo, é muito importante fazer sessões de fisioterapia 2 ou 3 semanas após a artroscopia para recuperar todo o movimento e amplitude da articulação. Em síntese, o paciente poderá voltar para as atividades do dia a dia entre seis a oito semanas.
Possíveis riscos da artroscopia do ombro
Mesmo sendo muito seguro, a cirurgia pode ter um baixíssimo risco de infecção, sangramentos ou aparecimento de lesões nos vasos sanguíneos ou nervos
Por fim, para diminuir qualquer chance de não eficácia, consulte um médico especializado em ombro.
Conheça o Dr. Marcelo Boulos, especialista em cirurgia do ombro e cotovelo
Atuando nos melhores hospitais de São Paulo, o Dr. Marcelo Boulos é referência no tratamento de artroscopia para luxação do ombro, lesão do manguito rotador, artroplastia ( prótese convencional e reversa ) de ombro para artrose e outras doenças na área ortopédica com ênfase em ombro e cotovelo.
Procura um trabalho de confiança e ética, além de ter tratamentos de última geração em hospitais de excelência ?
Chame o Dr. Marcelo Boulos e agende a sua consulta !