Artrite

Conheça suas causas, sintomas e tratamentos disponíveis

A artrite é uma inflamação das articulações que gera sintomas como dor, deformidade e dificuldade no movimento. É uma doença crônica autoimune. Medicamentos, fisioterapia ou, às vezes, cirurgia ajudam a reduzir os sintomas e melhorar a qualidade de vida.

No artigo de hoje, confira mais informações sobre a doença.

Artrite x Causas

A artrite pode resultar em lesão da cartilagem, dos ossos locais, da cápsula articular e ligamentos. Quando tratada a tempo, a articulação volta ao normal. Porém, dependendo da causa, isso nem sempre ocorre. Nesses casos, o paciente é diagnosticado com artrite crônica. A causa pode estar relacionada a:

• Doença autoimune;
  • Trauma;
  • Desgaste geral das articulações;
  • Infecção, geralmente por bactéria ou vírus
  • Deposito de cristais (metabólica).

Artrite x Sintomas

Os sintomas podem afetar qualquer articulação, no entanto é mais comum de acontecer nas articulações das mãos, pés, pescoço e joelhos. Confira, a seguir, os sinais de que a sua articulação pode ter sido comprometida:

• Inchaço nas articulações;
  • Dor nas articulações;
  • Rigidez nas articulações;
  • Vermelhidão local.

Artrite x Tratamento

A artrite ainda não tem cura e por isso é uma doença crônica, mas o indivíduo pode recorrer a diversas formas de tratamentos sempre que ela se tornar dolorosa e comprometer suas atividades diárias. O tratamento visa aliviar os sintomas da doença e melhorar a função, porque o desgaste articular não pode ser totalmente revertido. Em geral, ele é feito por medicamentos, como analgésicos, drogas antirreumáticas, corticoides e imunossupressores; por fisioterapia, em que são prescritos exercícios que ajudam a recuperar a função das articulações; e eventualmente por cirurgia para reconstruir as articulações afetadas ou substituí-las por outra.

Você tem algum desses sintomas? No caso de alguma suspeita, agende uma consulta conosco. Cuidar de você é um ato de amor.