Pós-cirúrgicas

É normal o edema e certo desconforto no ombro por diversos dias ou semanas após a cirurgia. Coloque bolsas de gelo durante 20 a 30 minutos a cada 2 horas. Coloque uma toalha ou camiseta entre o gelo e a pele se estiver usando bolsas de gelo. A aplicação da bolsa é mais importante nas primeiras 48 horas, mas o uso após esse período pode encurtar o tempo de dor no pós-operatório e ajuda a controlar o edema. Se você foi submetido a um bloqueio de nervo, a anestesia do membro operado pode durar muitas horas. No pós-operatório será dada uma medicação potente para quando sair do hospital. Se você achar a dor intolerável, entre em contato com o Dr. Marcelo no consultório ou em seu telefone celular para maiores orientações e troca da medicação.

Alguns pacientes podem achar que deitados a dor se acentua, nesse caso procure dormir com a cama reclinada ou com o dorso levemente elevado. Um travesseiro colocado embaixo do cotovelo pode ajudar a aliviar a dor. Sempre procure fazer exercícios com a mão e com o punho, procure movimentar o cotovelo para melhorar a circulação e evitar que fique dolorido e sem movimento. (salvo nos casos em que seja orientado para que não movimente).

Mantenha o curativo limpo e seco. Exceto no caso do curativo ficar molhado ou muito apertado, mantenha o curativo por pelo menos 2(dois) dias. Após esse período, remova o curativo e cubra a ferida cirúrgica com Band-Aids ou gaze. Após 5 dias você pode limpar o ferimento com Soro Fisiológico 0,9%, mas mantenha sempre seco até retirar os pontos. Não tome banho diretamente sobre a ferida cirúrgica ou nade durante a primeira semana após a cirurgia.

Os pontos serão retirados entre 7 a 14 dias de pós-operatório.

Se você realizou algum procedimento artroscópico de reconstrução como reparo do manguito rotador, correção de instabilidade ou labrum o seu braço permanecerá na tipóia durante 4 a 6 semanas. Você pode retirar a tipóia para tomar banho, no entanto, mantenha o braço ao lado do corpo e não o use para nada. Você pode digitar no computador mantendo o braço junto ao corpo e pode liberar o cotovelo para se alimentar. Nas outras ocasiões mantenha o braço na tipóia. Após o período adequado será prescrita a fisioterapia.

Procure ter algum adulto responsável para ajudá-lo no pós-operatório. Evite o consumo de bebidas alcoólicas, cigarro e bebidas que contenham cafeína. Você deve comer normalmente se não estiver sentindo náuseas.

Procure beber bastante líquido que não contenha álcool ou cafeína. Procure não tomar decisões muito importantes ou assinar documentos no período pós- anestésico imediato. Planeje permanecer afastado do trabalho pelo tempo necessário para a sua recuperação, de acordo com o procedimento realizado e orientação médica.

Se você realizou procedimentos mais simples, como a acromioplastia, ressecção acrômio-clavicular ou artroscopia diagnóstica; você pode retirar a tipóia no dia seguinte da sua cirurgia.